Compartilhe!!

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte. (Mahatma Gandhi)

sexta-feira, outubro 05, 2012

E voce já teve um amigo imaginario? - Parte 1

Essa semana fui confrontada com uma pergunta de uma amiga: "Amigo imaginario, é normal?"
Já tinha ouvi por alto que é fase da criança. Mas como eu nao tinha plena certesa do que eu tava falando eu fui pesquisar.
Primeiro: Para com essa ideia que tem uma "anjinho" perto, ou outra coisa. Nao! Nao me estressa, é um jeito de mostrar que o cerebro esta sendo desenvolvido com perfeiçao. Voce nao lembra que voce cantava sozinho? Falava sozinho? Brincava sozinho? Colega na boa eu me lembro... Era super comum... Nao sei se é minha imaginaçao flutuando mas vou perguntar para minha mae.
Voltando a pesquisa:
Jeová ele fez o nosso organismo cheio de valvulas de escape. E nao vem me dizer que criança nao se estressa, ou tem depressao que é mentira. Pois é, o nosso corpo tem funçoes que agente desconhece. Quando voce fica nervoso e seu coraçao dispara, para voce nao morrer duro no chao, o organismo produz valvulas, como:
- Pressao alta
- Taquicardia
- Arritimia
Sao doenças porem sao maneiras do organismo falar o que voce precisa fazer, é por isso que ele se chama "organismo" (organizaçao).
O corpo começa a se organizar de pequeno: ansiedades, medos, descobertas, sao coisas novas e loucas para nossos bebes, pro cerebro se organizar ele cria um mundo imaginario. A criança pode fazer isso dos 2 anos aos 6 anos de idade. Passando disso ai vem a nescessidade de um psicologo para avaliar o que acontece, porem aos 7 anos coisas vao acontecer com eles que eles mesmo vao dizer adeus aos amiguinhos.
Talvez eles se apeguem a um objeto, um brinquedo, mas talvez eles falam sozinhos. Nao se desesperem, nao ache que voce teve um nenem lelele da cuca!!! hehehe... vou colocar uma parte de uma materia e o link se voces quiserem ler sobre o assusnto inteiro!
É muito interessnte, porem o que posso aprender é... interaja com eles... Nao trate eles com indiferença brigando ou chingado só porque voce nao tem imaginaçao e nao ve o "amiguinho".
Dicas do psicologo abaixo... Beijos!
 
Este tipo de "amigo invisível", ou "imaginário" ajuda as crianças a lidarem com as ansiedades normais do seu crescimento. Pode ser uma grande ajuda, desde que não se ultrapassem certos limites.

Há vários fatores que podem influenciar o aparecimento destes "amigos especiais". Eles podem aparecer quando a criança passa por momentos de estresse ou de ansiedade, como por exemplo, quando um amigo muda de escola ou vai morar em outra cidade, e então a criança pode substituí-lo por um amigo imaginário.

No caso das saudades de um ser querido, poderá substituí-lo, durante algum tempo, por um amigo imaginário, que contribuirá para que a angústia da separação não seja tão brusca e traumática, deixando que o tempo faça o resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário